“Não religiosos” superam católicos e protestantes na Alemanha, aponta pesquisa

  • 25/04/2025
“Não religiosos” superam católicos e protestantes na Alemanha, aponta pesquisa
“Não religiosos” superam católicos e protestantes na Alemanha, aponta pesquisa (Foto: Reprodução)

Pela primeira vez, há mais não religiosos do que cristãos protestantes e católicos na Alemanha, de acordo com uma pesquisa divulgada neste mês.

O estudo do grupo de pesquisa Weltanschauungen (Fowid) revelou que 47% da população se declara sem religião, enquanto 45% são católicos e protestantes.

Os sem religião representam 39 milhões de alemães, enquanto há 38 milhões de cristãos no país europeu.

A pesquisa, realizada no final de 2024, mostrou que, entre os religiosos, 24% são católicos romanos, 21% são protestantes, os muçulmanos representam 3,9% e outras comunidades religiosas 4,1%.

Queda de membros

Segundo a análise, houve um declínio de membros na Igreja Católica e em igrejas protestantes na Alemanha, nos últimos anos.

"Enquanto os protestantes da Igreja Evangélica na Alemanha (um grupo de 20 igrejas protestantes, luteranas e reformadas) registraram um declínio maior no número de membros nos anos anteriores a 2020, em 2021, 2022 e 2023, foram os católicos romanos que tiveram o maior número de abandonos", afirmou a pesquisa.

Em 2024, a Igreja Católica e a Igreja Evangélica sofreram uma queda de fieis semelhante. 

"Ambas as igrejas estão no mesmo nível, com cerca de 580.000 perdas de membros cada. Esta é a quarta vez que as igrejas juntas perdem mais de um milhão de membros", pontuaram os pesquisadores.

Em contrapartida, o número de muçulmanos aumentou em 80.000 em 2024, conforme dados do Relatório Anual do Escritório Federal para Migração e Refugiados.

Fechamento de igrejas

Uma investigação do jornal alemão Süddeutsche Zeitung no ano passado mostrou que cerca de 10 mil templos católicos e protestantes irão fechar nos próximos anos, devido à diminuição de membros.

Até 2033, “uma em cada quatro ou cinco igrejas não será mais usada para seu propósito original”, afirmou a professora de arquitetura Stefanie Lieb.

Muitas igrejas no país já foram vendidas e agora são utilizadas para fins privados, como restaurantes, academias ou lojas, pelos novos proprietários.

FONTE: http://guiame.com.br/gospel/noticias/nao-religiosos-superam-catolicos-e-protestantes-na-alemanha-aponta-pesquisa.html


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Deus Proverá

Gabriela Gomes

top2
2. Algo Novo

Kemuel, Lukas Agustinho

top3
3. Aquieta Minh'alma

Ministério Zoe

top4
4. A Casa É Sua

Casa Worship

top5
5. Ninguém explica Deus

Preto No Branco

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes